Out

Out

SEGUIDORES

...

...

domingo, 2 de junho de 2013

Evolução





Você poderia olhar pra trás e ver que perdi a melhor parte de mim, e por isso sou uma pessoa melhor. Poderia olhar para trás e ver que sem emoções a minha vida segue mais simples, mais justa, mais humana. E poderia me perguntar se todo o meu mal seriam as minhas emoções.
Eu só poderia te dizer que robôs são máquinas que não sentem, que nunca erram e que também nunca evoluem. Porque para evoluir é preciso errar. O que faz com que erramos e os robôs não errem? Emoções que temos, que não são programadas, que eles não têm.
Emoções que nos fazem sair da linha da razão e que nos faz cometer os piores erros. E dos piores erros é que surgem as mudanças para a evolução selecionar a melhor delas.
Os animais que se adaptaram ao mundo e não erraram mais pararam na evolução. Pra que evoluir se tudo está dando certo? Será que os humanos continuam evoluindo porque são os animais que mais erram? Crocodilos são os animais menos evoluídos até hoje, porque tudo deu certo na evolução deles no seu ambiente e por isso não houve mais nenhuma seleção.
O que mais eu vejo aqui e ali é que, quanto mais próxima a um robô alienado eu estou, menos eu erro, mais as regras me condicionam. E por isso menos eu evoluo. E cada vez mais eu fujo dos problemas e vivo minha vidinha sem dores de cabeça, estagnada no tempo e nas regras.
Mas me foi concedido o dom supremo humano de errar e evoluir, me foi concedida a intuição e emoção, algo que um robô nunca teria. Foi me concedido um coração, foi me concedido uma alma, um cérebro pensante e crítico para quebrar as regras mesquinhas e babacas que foram feitas pelos próprios seres humanos que não querem mais evoluir.
Por isso eu te digo: serei a pior no que sei fazer de melhor, serei perversa no que faço de mais nobre, e vou desconfiar, questionar e, se eu conseguir, modificar cada padrão que faz um ser humano cômodo parar na evolução.
Talvez errar seja o maior acerto de um ser humano. Porque sempre acertar não faz ninguém encontrar seu próprio caminho. Os acertos ocorrem por obsevação, mas também por copiar modelos que já existem e caminhos que já foram trilhados por alguém. Esses caminhos de acertos foram trilhados por alguém antes de você. Mas esse alguém deve ter errado muito pra encontrar um caminho e deixar a trilha para as próximas pessoas.
Procurar o próprio caminho é uma tarefa de coragem. É muito mais fácil seguir trilhas já tracejadas por alguém que veio antes de você. Mas essas trilhas tornam a vida monótona e medíocre, porque todos sempre seguem as mesmas trilhas. E se você traçar as trilhas do seu coração? Não digo que é para fazer besteira, não digo que é para fazer coisas que você já sabe que vão dar errado. Mas que tal fazer algo que ninguém ainda não fez? que tal sonhar alto? Que tal mirar as estrelas para acertar o avião? Se você mira o avião, vai acertar somente um árvore e no máximo uma pipa. Mas e se você mirar as estrelas?
Que tal você tentar fazer o que dizem que é impossível? Não precisa se arriscar muito o tempo todo. Você pode sim seguir trilhas já tracejadas, não há mal nenhum nisso. Mas que tal de vez em quando tentar tracejar sua própria trilha? Que tal de vez em quando inovar? Que tal ir na frente de todos com muita coragem e persistir em algum sonho? Que tal deixar de dizer que não vai dar certo e tentar fazer dar certo? Não precisa dedicar sua vida a isso, não precisa se arriscar demais. Não precisa se arriscar sempre. Mas que tal de vez em quando?
E se você tentar seguir a sua trilha? E se você tentar buscar o seu caminho? E se você tentar encontrar quem você é? Por que não dar uma chance à Utopia? Era utópico inventar um avião, um foguete. Era utópico propor a teoria da relatividade. Era utópico propor a teoria do orbital molecular. Era utópico inventar um telefone. Mas isso não é a evolução? A evolução é arriscar ser utópico de vez em quando, é sair da trilha que a massa segue e tentar trilhar o próprio caminho. E esse legado não é para você, não é pelo seu nome. Você vai morrer, seu nome vai ficar, mas você vai virar poeira das estrelas. Esse legado é para toda a humanidade, esse legado é para todos os seres humanos que virão depois de você, assim como temos outros legados de outros seres humanos que vieram antes da gente. Desde o fogo e a roda, até o mais novo iphone lançado. São legados.
Você tem sim que fazer por você, tem sim que sonhar em ter sucesso, tem que sonhar em ganhar dinheiro. Ninguém vive de ar. Tem que desejar o melhor pra você mesmo, tem que ser competitivo e lutar pelo seu espaço, lutar pelo seu sucesso e pelo seu dinheiro. Mas não pode ir embora desse mundo sem nunca ter encontrado seu próprio caminho, não pode ir embora desse mundo sem nunca ter traçado a sua própria trilha, sem nunca ter tentado se descobrir. Você tem um potencial de evolução que todos temos, e é muito injusto você ir embora desse mundo sem nunca ter descoberto seu verdadeiro caminho, longe dos caminhos já descobertos por outras pessoas.
Descubra-se pelo menos uma vez a vida. Encontre seu caminho pelo menos uma vez. Já será válido para sua vida inteira, e você já saberá os segredos ocultos dentro do seu coração.
E é por isso que eu estou aqui, para não ser um zumbi, para não ser um robô. Para ser um ser humano: criticar, questionar, filosofar e incomodar. E eu adoro incomodar.

32 comentários:

  1. Um texto lindissimo !
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. La evolución es arriesgarse a ser utópico de vez en cuando, dejar el camino que sigue la masa y tratar de caminar nuestro propio camino. Cada uno de nosotros somos especiales y debemos luchar por lo que nos hace únicos dentro de ese Laberinto que es la Sociedad que nos trata de imponer cánones que desplazan nuestra forma de ser y estar.
    Precioso Texto que invita a la Reflexión.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ya he puesto tu bella frase de Fabrício Carpinejar en mi reciente Entrada...Me ha gustado mucho.
    No te disculpes por el retraso en pasar por mi blog...Lo primero es lo primero y eso es la Facultad.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente muito obrigado pela visita, você disse no comentário que a faculdade está te consumindo, sei bem como é, estou em época de TCC e isso acaba com a vida social de qualquer pessoa rsrsrs

    Que texto belo, que palavras chgeias de sentimentos, parabéns por mais uma bela postagem.

    Beijos
    Caio

    http://jonathanejonathan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acertado post que llama a la reflexión sobre nuestra mejor evolución y crecimiento interior.

    Beijos ;-)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo blog! deu vontade de fazer uma conta no blogger só pra te seguir! HAHAHA

    beijos

    ;*

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto. Tu escreve muito bem, mesmo.

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  8. Nossa, você foi bem no fundo e trouxe à tona muitas questões que ultimamente a humanidade tem evitado fazer, percorrer os próprios caminhos, mesmo com erros. Estamos, infelizmente, cada vez mais inseridos em agrupamentos sociais onde o politicamente certo é seguir exemplos já formados e não errar, como se fôssemos robôs orientados por um sistema mega avançado. Somos seres humanos e mesmo que erramos, podemos conquistar coisas que serão úteis para as próximas gerações. Fico pensando em quantas vezes Santos Domond despecou no solo antes de consequir voar, e quais eram as críticas dos que achavam a sua ideia um tanto estúpida.

    Quanto ao comentário no meu blog, segue a minha resposta:

    Obrigado pela admiração, é sempre bom ter sua visita, ainda mais quando contém uma frase tão cativante e reflexiva quanto essa. De vez enquando assisto o programa do Carpinejar, na Gazeta, e acho bem legal o estilo e o jeito peculiar dele comentar sobre determinados assuntos.

    A frase vai fazer parte de uma postagem na página do Facebook.

    Seu blog tb é muito legal e adoro visitá-lo.

    Muito sucesso para você e um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=577471418941384&set=a.516045018417358.112726.484038374951356&type=1&theater

      Excluir
  9. Muito obrigado por comentar no meu blog!
    Você está certíssima: incomodar é fundamental!

    ResponderExcluir
  10. Lindo texto, pequena menina!
    Adorei!
    Beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Olá Gabriela!
    Você é uma jovem pensante e que alia a essa faculdade a de saber escrever muito bem. Um bom texto para ler e reler, pensar e repensar.
    Agradeço a sua visita. Um abraço.

    http;//mulher-flor-flor-muher.blogspot.com
    http://ohkj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Belíssimo texto. Questionar e filosofar são formas maravilhosas de aprender. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  13. Esta é, francamente, uma das melhores postagens suas até então! Concordo muito com as ideias expressas em seu texto, sem o erro (a dor e consequências também) não é possível ir além do que já caminhamos. A estrada é longa, mas exige ser descoberta. Triste seria percorrer apenas os caminhos já desbravados sem descobrirmos o nosso próprio.
    abraços!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Muito bacana esse texto

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei o texto, ótimas escrita.

    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei o texto <3
    space-sweet-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiie!
    Adorei o escrito :)
    Muito obrigada pelo carinho e atenção; adorei a frase que você deixou pra mim, combinou muito comigo.
    E nem precisa se desculpar, a faculdade consome muito mesmo né?!

    Beijo grande!
    @VestidaDeSonhos

    ResponderExcluir
  18. Um texto muito bonito,sem duvida (: tens muito talento e queria agradecer o carinho que deixaste no comentário lá no meu blog e o lindissimo poema (:
    http://thelittlefashionistafx.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabi.
    Que texto belíssimo e realista.
    Frase perfeita e verdadeira: "Procurar o próprio caminho é uma tarefa de coragem"

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. ooi ooi,
    Primeira vez aqui no seu blog... e não sei como não descobri essa maravilha antes.
    Lindo demais aqui! In love!
    Ótimo texto... você escreve bem!
    Seguindo já !

    Beijos!
    http://edaisouassimeponto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Sim, comigo está tudo bem e contigo? Espero que sim querida :)
    É uma felicidade enorme que sinto, como aquela que me foi imposta quando li o teu comentário, dizendo que adoras os meus posts. Não tenho palavras para agradecer tal simpatia! É tão bom saber que gostas.
    Tem estado ausente, mas agora e, se a faculdade o permitir, pode dar uma visita ao meu blog, tem um textinho novo! Espero pela tua opinião :)
    A frase que me disseste é maravilhosa! Aproveito e passo a citar uma de Anne Frank, tirada do seu diário (aconselho a leitura):
    “Fiquei olhando, também, através da janela, para o horizonte de um azul tão pálido que se tornava difícil distinguir a linha divisória. E eu pensei: enquanto existir isso, enquanto eu estiver viva e puder contemplar este sol e este céu sem nuvens, enquanto isto existir, não poderei ser infeliz.“

    Um beijinho enorme!
    pipocasbm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. ótimo texto! é isso aí, temos que questionar, pensar , não ser apenas "massa"

    help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá,querida
    Os questionadores mudam o universo ao seu redor...
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Gabi.. gostei do final.. é bem como a humanidade se encontra hj como robos.. sem controle do pensar.. parecemos marionetes.. despertar é urgente.. temos que ter a liberdade n expressão e seguir em frente.. os loucos tentam moldar o mundo os normais são moldados por ele...
    lapidandoversos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Precioso texto con una narrativa muy reflexiva, me encantó leerte!
    Te dejo un fuerte abrazo!

    http://perfumederosas-cristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Nossa lindo demais, me identifiquei em várias linhas... parabéns continue assim Gabi.
    beijãooo

    ResponderExcluir
  27. Olá, Deus te abençoe, o post esta ótimo, o seu blog é lindo sucesso, já estou te seguindo. Aguardando retribuição. ESTOU CONVIDANDO VOCÊ PARA UM SORTEIO NO MEU BLOG, DE 1000 SEGUIDORES ERA A MINHA META COM 1000 SEGUIDORES EU FAZIA UM SORTEIO, E AGRADEÇO A DEUS E A VOCÊ QUE MIM SEGUE E AQUELES QUE VÃO MIM SEGUIRCurta e participe do meu blog, fan Page, twitter, instragam e canal do youtube.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, bom dia ^-^
    Lindo texto, você escreve muito bem :) (e o texto fez refletir, amei ^^)
    Beijinhos e tenha uma ótima semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nada como evoluir na vida não é mesmo? rs.
    Beijos.

    http://pretouprata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Volte sempre

Um grande beijo da Gabi :)